Jesus, um grande Brincalhão (A Bíblia para Mim 14)

Este texto foi pensado e produzido para o podcast A Bíblia para Mim, episódio 14. Você pode ouvi-no no site (abibliaparamim.antoine.com.br) ou no seu programa de podcasts, buscando por A Bíblia para Mim.

 *

14. Jesus, um grande Brincalhão

Um poema é um texto escrito em versos, com rimas, que tem a função de deleitar quem o lê ou o ouve sendo declamado. [Não se trata de uma definição estrita, pois nem todo poema possui essas características.]

Uma piada é a contação de algo engraçado com o intuito de fazer rir.

Bom, Jesus não é propriamente um poeta, muito menos um contador de piadas, mas, sendo alguém com graça nos lábios, muitas vezes encantou, surpreendeu e deleitou seus ouvintes com suas palavras. Eu separei aqui quatro passagens da Bíblia Sagrada (negritos meus):


A graça nos lábios de Jesus...

João 10:9: "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens."

Mateus 7:24-27: "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda."

Marcos 7:24-29: "E, levantando-se dali, foi para os termos de Tiro e de Sidom. E, entrando numa casa, não queria que alguém o soubesse, mas não pôde esconder-se; Porque uma mulher, cuja filha tinha um espírito imundo, ouvindo falar dele, foi e lançou-se aos seus pés. E esta mulher era grega, siro-fenícia de nação, e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio. Mas Jesus disse-lhe: Deixa primeiro saciar os filhos; porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ela, porém, respondeu, e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos. Então ele disse-lhe: Por essa palavra, vai; o demônio já saiu de tua filha."


... e a incompreensão do mundo pelas suas palavras:

João 18:19-24: "E o sumo sacerdote interrogou Jesus acerca dos seus discípulos e da sua doutrina.

Jesus lhe respondeu: Eu falei abertamente ao mundo; eu sempre ensinei na sinagoga e no templo, onde os judeus sempre se ajuntam, e nada disse em oculto. Para que me perguntas a mim? Pergunta aos que ouviram o que é que lhes ensinei; eis que eles sabem o que eu lhes tenho dito.

E, tendo dito isto, um dos servidores que ali estavam, deu uma bofetada em Jesus, dizendo: Assim respondes ao sumo sacerdote? Respondeu-lhe Jesus: Se falei mal, dá testemunho do mal; e, se bem, por que me feres?

Mateus 17:22-23: "Ora, achando-se eles na Galileia, disse-lhes Jesus: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens; E matá-lo-ão, e ao terceiro dia ressuscitará. E eles se entristeceram muito."

João 6:51-56,60,63: "Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.

Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer?

Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. … Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? … [Jesus disse-lhes:] O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida."


É... Jesus, tudo sabendo, sabia que as verdades mais elevadas não devem ser transmitidas numa frase técnica e sem graça, mas com propriedade e com graça — até com senso de humor.

É claro que ele sabia, também, que muito do que ele dizia não seria compreendido pelos seus interlocutores e ouvintes. Foi abandonado por muitos por dizer a verdade; teve de corrigir e orientar seus discípulos inúmeras vezes; e, mesmo assim, seguiu sendo incompreendido... até os dias de hoje.

Sim: uma vez que a Bíblia não é uma cartilha, mas a verdade de Deus tal como ele a quer comunicar aos homens, estes muitas vezes não se dedicam a entender, ou propositalmente a deturpam em favor de seus próprios interesses. Mesmo assim, isso não impediu Deus de dar a sua palavra, da forma exata como ele a quis e quer comunicar.

Por isso amamos — amemo-la, irmãos — a Bíblia.


Eu me despeço em nome de Jesus.

Comentários

Mais lidos ultimamente

Doença da Eritreia

Em ordem de gostosidade

Zaqueu e João o Batista, Homens de Valor