Jesus Cristo: O cabeça e A cabeça (A Bíblia para Mim 11)

Este é um esboço textual sobre o programa em áudio A Bíblia para Mim, episódio 11. O programa pode ser escutado em abibliaparamim.antoine.com.br.

*

11 - Jesus Cristo: O cabeça e A cabeça

Quando apontamos para alguém que é o líder de uma organização ou grupo, aquele que toma decisões, que tem autoridade, dizemos que ele é o cabeça. Nesse sentido, Jesus é o cabeça, mas o cabeça de quê?

A Bíblia diz:

At 5:31: “Deus com a sua destra o elevou [Jesus] a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados.”

A palavra em grego para Príncipe neste versículo é archegos, que significa, em geral, líder. Nas única 4 vezes em que aparece no novo testamento, se refere a Jesus. Vejamos os outros 3 versículos:

At 3:15: “E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.”

Novamente, príncipe. Jesus é o líder da vida, o detentor, diretor e autoridade da vida.

Hb 2:10: “Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o Príncipe da salvação deles.”

Líder, ou príncipe, também da salvação.

Hb 12:2: “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.”

Aqui, a palavra grega archegos é traduzida como autor; aqui, referindo-se à fé. Além dessas coisas (príncipe, príncipe da salvação, príncipe da vida, autor da fé), há mais. Há uma palavra para “guiar”, ou “liderar”, que é utilizada também para Cristo: hegeomai no grego, por exemplo, em Mateus 2:6, traduzida como Guia: “E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo Israel.”

Além, claro, de ser Rei (no grego, basileus); definitivamente, Jesus é o cabeça.


Mas Jesus também é a cabeça:

1Co 12:12-13: “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros deste um corpo, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.”

Há um só corpo, não vários. Portanto, quem é do corpo, é do um só corpo.

Rm 12:4-5: “Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.”

O corpo é Cristo, e ao mesmo tempo em que todos os que são de Cristo formam um corpo nele, cada um é membro dos outros.

Ef 1:22-23: “E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.”

Este versículo fala expressamente: Jesus é a cabeça do corpo, e o corpo, sem qualquer mistério, é revelado: o corpo é a igreja. O corpo de Cristo é a sua igreja.

Ef 4:15-16: “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.”

O corpo deve crescer proporcionalmente, em união com amor. Membros que crescem de forma separada e desproporcionalmente podem mais prejudicar do que ajudar o corpo. Também não devem retroceder, mas estar juntos na prática nesse um corpo, para edificação em amor.

Cl 3:15: “E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.”

Chamados em um corpo, não em vários corpos mutuamente unidos, como gêmeos xifópagos, mas um só e belo corpo, belíssimo e perfeito aos olhos do Deus que remiu cada membro e fundou em Cristo a igreja de Deus. Que verdade elevada!


Corpo e cabeça não têm nada que os separe, se estiver separado, o corpo não é corpo (é um tecido morto, veja-se João 15:4), e cabeça sem corpo... é um objeto de chacina, um horror.

Como se diz, se você é líder, onde estão seus liderados? Um líder se faz pela presença de liderados, e sua qualidade se vê pelo resultado nas pessoas, que devem ser conhecidas dele, ouvi-lo e receber dele aquilo que precisam, na esfera da liderança, seja ela formalmente outorgada ou informalmente reconhecida. Do mesmo modo com Jesus: ele só é o príncipe (líder) da salvação, príncipe da vida, porque conquistou tudo isso para seu povo, a quem apascenta e de quem cuida. Ele não seria nem o cabeça nem a cabeça, como ele é, se não houvesse aqueles — que ele própria escolheu — para compor seu povo santo e seu corpo!


É em nome dele que me despeço, em nome do Senhor Jesus.

Comentários

Mais lidos ultimamente

Doença da Eritreia

Em ordem de gostosidade

Zaqueu e João o Batista, Homens de Valor